segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Produção Escrita Autobiografias

     Os Alunos dos sextos anos A e B da EMEF José Honório Rodrigues,durante o  3° e 4° bimestre trabalharam a produção textual ,cujo gênero era a autobigrafia . Para que o trabalho tivesse êxito houve a necessidade de um roteiro de questões para preenchimento de dados pessoais dos alunos;uma roda de conversa  para a explicação do gênero e uma discussão em torno das questões que foram levantadas pelos alunos durante a explanação ;houve uma conversa com os pais onde os prórpios alunos tiraram dúvidas como : o porquê da escolha do nome,local de nascimento,entre outras.Foi feito um rascunho com as informações obtidas e troca de produções entre os alunos. Em uma folha de sulfite fizeram o "Monstrinho do Nome"  e usando a criatividade decoraram,enfeitaram o seu nome .A atividade foi muito produtiva ,os alunos usaram toda a sua criatividade nos desenhos e nos textos.Eles adoraram realizar essa produção.
                                                                                   Professora: Eliana Andrade

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Questões Etnicorraciais

Tendo em vista que durante o mês de novembro a cultura africana e o povo negro ganham enfoque por conta das celebrações do dia 20, onde no ano de 1695 morreu Zumbi dos Palmares líder do Quilombo dos Palmares em Alagoas, alunos do 8° ano A e B desenvolveram  na sala de informática, várias atividades, voltadas para a temática do Negro e sua inserção na sociedade brasileira, bem como, suas contribuições em nível nacional e internacional. Em um primeiro momento, eles fizeram uma apresentação em Power Point com os seguintes elementos:
 Cultura Africana: Alimentos de Origem Africana Quais os Países africano?
 Qual a cidade mais importante?
 Palavras de origem africana usadas no Brasil:
 Grandes Personalidades de origem Africana:
 Depois eles assistiram a um vídeo produzido pelo ator Érico Brás (contratado pela Rede globo) que critica a falta do negro na publicidade e na TV de modo geral. Por fim após uma discussão acerca do tema descriminação em todas as suas vertentes os alunos foram desafiados a criar um jornal baseado na temática , as notícias poderiam ser reais ou fictícias.

 







Os Óculos Mágicos - Atividade apresentada na semana da V Mostra da Cidadania

A professora Senilda propôs um exercício aos alunos do  4° ano  A, a comanda era a seguinte: O que você mudaria no mundo se tivesse um óculos mágico? As crianças soltaram a imaginação e a professora obteve como resposta as redações que veremos abaixo:








       Certo dia, eu estava andando pela rua e vi  uma mulher idosa que parecia estar com muita fome, já que eu estava perto da minha casa, resolvi fazer uma marmita. Quando voltei dei a marmita para a mulher. Ela disse:
-Obrigada minha linda!
-De nada senhora.
- Você não quer  alguma coisa?- Então percebi que elas estava vendendo objetos para comprar comida para seus filhos.
-Não preciso de nada minha senhora.
-Eu insisto !
Em sua banca ela tinha colar, blusa, batom, estojo, borracha, lápis, sapatos, etc. Eu ia escolher um batom, mas a mulher me ofereceu um óculos muito lindo. Ele era roxo e tinha um chapéu ,era a  minha cara!
- Adorei ! Quanto é ?
- Não, é de graça linda! Obrigada pela comida, tenha um bom dia!
-Tchau!
-Tchau!
Quando cheguei  em casa fui direto para a cama. Eu sonhei com um óculos mágico e o que eu poderia  fazer com ele: Eu poderia acabar com a dengue, fazer chover na Cantareira, em São Paulo, acabar com a poluição no mundo, ter saúde, são tantas coisas! Quando acordei percebi que eu mesmo posso fazer esses sonhos virarem realidade!

          Mônica Silva santos





Em um belo dia uma menina que morava em São Miguel  Paulista com sua família, queria muito ganhar um óculos e um dia disse para sua mãe:
-Mãe eu gostaria de ter um  óculos, também gostaria muito que ele fosse mágico.
-Filha eu posso até comprar um óculos para você, mas não será mágico - disse a mãe triste porque não poderia dar o que a filha pediu.
- Tudo  bem mãe ,eu vou comprar bala tá?
- Tudo bem!- disse  a mãe. Então a menina saiu para comprar bala. No caminho encontrou um óculos, a menina ficou muito feliz porque os óculos eram lindos demais.
A menina então,  pegou os óculos limpou e colocou no rosto, neste instante a menina viu uma mulher sendo assaltada. Depois  de alguns minutos o ladrão foi embora, a menina pensou - Seria tão bom se não houvessem mais roubos, voltou para casa.
Quando chegou viu seu pai vendo jornal na TV e os jornalistas disseram que naquele dia não houve nenhum roubo  na cidade, que aquilo  era um milagre, a menina foi para o quarto e pensou – Será que este óculos é mágico?
Então a menina começou a pedir muitas coisas aos óculos: Hospitais melhores para quem não tem condições de pagar, farmácias com remédios baratos, baixar o preço das passagens de ônibus, melhorar a segurança ,a educação, tirar as drogas do mundo, melhorar os convênios médicos, melhorar as escolas em que a diretora e a professora batem nas crianças, que toas as professoras  sejam como a professora Senilda, que  não exista maldade nem guerra no mundo, que não exista descriminação racial porque somos todos iguais.

                  Andrielly Felix

Meu nome é Gabriela eu sou pequena e muito engraçada, tenho um  óculos mágico ganhei no meu aniversário. Eu vejo muita coisa ruim neste mundo, eu  e os meus óculos mágicos queremos mudar tudo isso. Então hoje nós vamos partir em uma viagem pelo mundo e ajudar as pessoas a lutarem por um mundo melhor!
Vejo muitas criança trabalhando, elas têm 9 anos de idade! Acreditam? Eu sei que isso é errado e é com isso que quero acabar. Também quero acabar com o racismo e espero que os meus óculos mágicos possam fazer tudo o que eu desejo. Então tchau pessoal porque eu preciso melhorar o mundo !
                              Fim
                     Heyssel  Silva Fernandes


            Se eu tivesse um óculos  mágico eu faria todo mundo que mora na rua morar em uma casa e que eles tivessem comida todos os dias. Eu faria também os hospitais do SUS serem melhores. Eu também faria as pessoas más, que matam pessoas boas, pararem com isso. Eu faria também, todas as crianças do mundo irem para a escola, ter comida, ter pais que ajudem elas a fazerem as lições de casa. Que as escolas que não ensinam bem  possam ser melhores, que os alunos aprendam a ler e escrever para quando crescerem possam ser alguém na vida.
          Se eu tivesse um óculos mágico, eu tornaria o mundo um lugar bem melhor, onde as crianças pudessem brincar e aprender, onde as crianças imaginassem e vivessem só coisas boas. Bom, eu mudaria o mundo todo, faria com que os animais tivessem um lar onde eles brincassem com seus donos e fossem felizes. Eu faria um mundo de alegria sem violência, um mundo sustentável!


                                 Camila Neves de Brito

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Literatura de Cordel - Professora Fernanda e alunos dos 2º e 3º anos

Em primeiro lugar lancei a turma (2° ano A, 2° ano B- 3° ano A e 3° ano B) um questionamento: Para que serve o dinheiro? Ele compra ,amor,felicidade,ele compra uma família ? O que você faria se tivesse um montão de dinheiro? Os alunos um a um foram respondendo.   Após a explanação das crianças sobre o tema,assistimos ao vídeo baseado no cordel nordestino "A árvore de dinheiro".Por fim todos desenharam usando como recurso o programa Paint.
 
Professora Fernanda



 




segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Robótica

    Entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro foi realizada a oficina de robótica para os professores orientadores de Informática Educativa (POIEs) das Unidades Educacionais da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel.A formação foi dada pelo professor Rogério Lopes .Nesta ocasião os professores tiveram a oportunidade de utilizar kits de robótica educacional.Assim no dia 30 de outubro foi lançado por meio do facebook :O Primeiro Desafio de Robótica da SME.
     Esse desafio é simples, é para qualquer professor das Escolas de Ensino Fundamental da rede que queira conhecer o trabalho com robótica.
O professor deve montar sua equipe, e cumprir o desafio apresentado pelo ROBIT até dia 13/11. Sua equipe deverá ser formada por 5 alunos, ter meninos ou meninas de turmas diversas dos ciclos Interdisciplinar e Autoral.
Mas só poderá haver uma equipe por escola. Se tiver mais de um interessado,deveram trabalhar juntos para cumprir o desafio!
A equipe da EMEF José Honório Rodrigues é composta dos seguintes membros:

Gabriel Ellerkmann 9° B
Vitor Félix Bruno 9° B
Vitor Nunes Oliveira 9° B
Gabriel Simões 6° A
José Humberto Gomes 6° A



Tirinhas Ensino Fundamental

Tirinhas feitas pelos alunos durante as aulas de Informática Educativa:
Alunos do 2° Ano A : Professora Camila
Alunos do 2° Ano B : Professora Talita
Alunos do 3° Ano A : Professora Adriana
Alunos do 3° Ano B : Professora Jéssica
Site utilizado para desenvolver esta atividade:

http://criancas.uol.com.br/atividades/crie-sua-hq.jhtm
Professora de Informática Educativa : Fernanda


 

Ações do Projeto Sustentabilidade 4° ANO B

ALUNOS DESENVOLVEM AÇÕES PRÁTICAS E REFLEXIVAS SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Neste 3° bimestre o grupo do 4° ano B realizou diversas atividades relacionadas com a sustentabilidade.E estas atividades foram expostas como forma de um filme em um painel na escola para que todos da unidade escolar pudessem ter acesso às informações.Primeiramente,estudamos o que são os recursos naturais,tudo o que a natureza pode nos proporcionar. Depois ,analisamos a música " Águas de Março" de Tom Jobim e os alunos foram relacionando os diversos recursos naturais que aparecem na letra da música.Em seguida,começamos a perceber e refletir como poderíamos ajudar nosso ambiemte através da análise dos 5r' s- Repensar, recusar, reduzir,reutilizar e reciclar. Com conhecimentos matemáticos,os alunos construíram um gráfico de barras sobre a quantidade diária de lixo que poderia ser reciclada em suas residências,e também construíram uma tabela sobre o tempo de decomposição dos materiais jogados no lixo ou em locais indevidos.Foram coletadas pelos alunos diversas notícias sobre sustentabilidade,retiradas de jornais,revistas e internet,para verificar os estados brasileiros que otimizam este tipo de assunto. E,por fim, lançamos a campanha do Papa - Pilha na nossa escola.Os alunos,em grupos,foram de sala em sala divulgar a campanha para a arrecadação de pilhas e baterias no nosso Papa- Pilha,com o objetivo de infornar a todos o perigo que estes materiais jogados no lixo ,indevidamente, podem provocar em nosso meio ambiente.

Professora: Djanira de Souza Correia - Texto integrante da Edição 2 de Novembro/Dezembro de 2015 do Jornal Educação em Movimento da Fundação Tide Setubal.