quarta-feira, 24 de junho de 2015



Ação Família 

Próximo Encontro dia 28/06/2015


Tema : Recomeço

O Programa Recomeço é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo para ajudar os dependentes químicos, oferecendo tratamento e acompanhamento multiprofissional ao paciente e aos seus familiares. As ações são coordenadas entre as Secretarias Estaduais da Saúde, da Justiça e Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento Social e facilitam o acesso ao tratamento médico e apoio social e, quando necessário, a internação dos dependentes em centro de referência, incluindo comunidades terapêuticas e moradias assistidas. O trabalho também é integrado com o Poder Judiciário, com a participação do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil, que acompanham os trabalhos e os casos que precisam do apoio ou interveniência destes organismos.

terça-feira, 23 de junho de 2015



Visita Técnica à Horta em União Vila Nova

Eu aprendi que para plantar os tomates a terra vermelha deve ficar embaixo do adubo,se tiver muito adubo e palha isso pode matar a planta,porque fica muito quente e a planta não aguenta.E quanto mais preta for a terra mais nutrientes ela tem.Eu aprendi que as plantas medicinais são muito boas para a gente,mas tem que ser na dosagem certa,e que o Aloe Vera é um tipo de Babosa. Aprendi que o chá de  cabelo do milho é bom para dor de barriga e que tudo se pode reutilizar.Aprendi a como fazer vasos com garrafas Pet ,gostaria de fazer isso na escola assim a escola ficaria linda e florida.Aprendi que agente,as vezes, desperdiça os alimentos.Aprendi como plantar abacaxi.Aprendi que não devemos plantar só cenouras na horta.Eu aprendi que a com a cana de açúcar tem como fazer cachaça,rapadura e açúcar.e que o açúcar refinado que usamos já sofreu vários processos químicos,e que é bom usarmos um mais natural.Aprendi que as fases da lua comandam as plantas,a maré e até nossos cabelos,então tem fases em que não podemos podar as plantas.A bananeira suga muita água,muita mesmo,aprendi que agente sabe que a banana está boa quando o coração dela está pequeno.E eu aprendi é muito importante para as plantas,eu até vi um minhocário,desse minhocário saia um líquido chamado chorume,mas este chorume não é o mesmo que sai do lixo é um chorume saudável para as plantas.Eu gostei muito  e comi lanche saudável e gostoso,é muito difícil adolescentes e crianças gostarem de algo saudável.Eu gostei e fui muito bem recebida,aprendi muitas novidades que eu não sabia.Tudo tava ótimo!Obrigada.

Gabriela Vitória Dantas 6° Ano B










                           




O professor Jose Medeiros acompanha a turma em  visita à horta.


Parque Chico Mendes

Relato da visita ao Parque Chico Mendes feito por uma aluna do 6° Ano B.

O passeio foi muito divertido, vimos a nascente, que é muito bonita. Também vimos a figueira de 500 anos, vimos várias jabuticabeiras,vimos o pau-brasil,vimos vários pés de café.Eu nunca tinha visto uma nascente, e aprendi que a água sai limpa,não podemos beber esta água,porque se tiver um cano quebrado vai contaminar a água,e se bebermos ficamos doentes.O passeio foi muito legal.


Giovanna Alves de Almeida








sexta-feira, 12 de junho de 2015



Ação Família:


Profissional Responsável: Cecília
Professora Responsável: Renata



Este Projeto vem sendo desenvolvido na escola desde 2013 com sucesso,porém hoje foi a primeira vez que participei.Achei muito interessante. A psicóloga Cecília abriu os trabalhos de uma maneira muito sábia e leve ,contando sempre com o apoio e talento da professora Renata.Haviam aproximadamente 15 pais/mães/avós/tias.Fiquei encantada com seus depoimentos.Passou-me pela cabeça a ideia de que os professores poderiam participar pelo menos uma vez.A seguir algumas observações pelos presentes que considerei cabíveis de anotação:


 "Seria interessante estudar meio de facilitar a condução da criança em transporte público para o atendimento de necessidades básicas,como por exemplo ir ao dentista"- Juracy

"Eu decidi participar do ação família,para incentivar meu filho a ser participativo nos projetos da escola" - Pai

"Atualmente não posso trabalhar nem estudar, apesar disso meu tempo em casa é corrido ,mas mesmo assim tiro um tempo diário para aprender alguma coisa nova.Respeito esse aprendizado como se estivesse frequentando um curso.Algumas vezes já produzi coisas que aprendi para me ajudar num momento de necessidade."

"Passei por um momento depressivo e de muito dificuldade financeira.Não queria pedir nada a ninguém para não causar uma impressão ruim.Tinha orgulho.Precisou que uma criança me disse uma lição de humildade.Resolvi seguir o conselho da criança pedir ajuda e venci as dificuldades.Quando agente precisar de algo ,peça!".



Eliane Marques ( Professora do Fundamental I)


Próximo Encontro 29/06/2015
Pauta: Convivência Familiar







quinta-feira, 11 de junho de 2015

Ações da Semana do Meio Ambiente


No dia 5 dia Junho comemora-se o dia mundial do meio ambiente para marcar a data a EMEF José Honório Rodrigues promoveu algumas ações: Coleta de óleo para reciclagem;Os professores de geografia e ciências Fábio ,Gercina e Francisco,além da professora de língua portuguesa Eliana Andrade, promoveram uma pesquisa de campo no Parque Chico Mendes com os alunos do sexto ano.Aberto ao público em 1989, o parque recebeu o nome de Francisco Mendes Filho – Chico Mendes – seringueiro, sindicalista e ecologista; e foi definido como de uso cultural, de lazer passivo e voltado para pesquisa e conhecimento do meio ambiente.O espaço reúne  44 espécies de animais, das quais 40 são aves. Dentre elas, guaracava-de-barriga-amarela, bem-te-vizinho-penacho-vermelho, joão-teneném, pitiguari, saí-canário, figuinha-de-rabo-castanho e pula-pula. As rapinantes como quiri-quiri, gavião-carijó e coruja-orelhuda se refugiam no bosque. Além disso, o parque conta com a presença de caranguejo-de-água-doce, saguis e gambás-de-orelha-preta.



A professora Gercina, frequentadora assídua do Parque, explica aos alunos sobre o funcionamento do local,onde algumas áreas são restritas à visitação de pesquisadores.

Foram 3 Km de caminhada,entre árvores frutíferas e diversas espécies de flores,para não perderem nenhum momento os alunos registraram todo o passeio em seus celulares.