sábado, 15 de agosto de 2015

Sequência didática sobre Alimentação Saudável


Alimentação Saudável
O Projeto "Alimentação" da professora Djanira do  4° ano B buscou conscientizar os alunos da importância de manter hábitos saudáveis, para isto foram feitas pesquisas sobre os hábitos alimentares dos alunos, bem como a respeito da merenda servida na escola, mostrando assim quais as  preferências alimentares dos meninos e meninas da nossa escola.

Os alunos fizeram entrevistas com a direção e os funcionários da unidade responsáveis pelo preparo da merenda escolar. Foram levantadas questões do tipo:
  1. Quem solicita a merenda escolar?
  2. Como é feita esta solicitação por telefone ou email? 
  3. Quem são os fornecedores dos alimentos utilizados na merenda escolar?
  4. Como estes alimentos são transportados até a escola?
  5. Quando chegam na escola para onde vão estes alimentos?
  6. De quanto em quanto tempo os alimentos são solicitados?
  7. Existe algum nutricionista responsável pela escolha destes alimentos?
  8. Por que a escola não tem cantina?


A professora confeccionou junto com seus alunos um painel com gráficos que demonstram os dados que foram levantados.

"Este Trabalho utilizou da interdisciplinaridade: Em Língua Portuguesa na leitura sobre os alimentos, o estudo do vocabulário para as entrevistas com a direção e as merendeiras; em Geografia quando falamos dos meios de transporte que são utilizados para a distribuição da merenda escolar; em Ciências no estudo da importância de se manter uma boa alimentação e em Matemática quando com os resultados encontrados na pesquisa montamos gráficos que demonstraram hábitos alimentares dos alunos dentro e fora da unidade escolar, infelizmente, uma das evidências apresentadas pelos gráficos foi a de que o "Macarrão com Salsicha " servido na merenda é o prato preferido dos alunos. Após essa primeira etapa, a professora continuará com o trabalho, agora tentando conscientizá-los da importância de se manter uma alimentação verdadeiramente saudável. A professora relatou que essa foi uma das atividades que houve maior envolvimento e interação entre os alunos.

                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário