quinta-feira, 9 de abril de 2015


Abril é o Mês do Livro e da Literatura

                   O mês de abril reúne três datas comemorativas para o livro e a leitura. Hoje, dia 2 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil. O dia 18 de abril é o Dia Nacional da Literatura Infantil. O dia 23, por sua vez, é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.
                    O Dia Internacional do Livro Infantil foi estabelecido em homenagem ao nascimento, em 1805, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Autor de mais de 150 títulos, Andersen foi um dos primeiros escritores a se dedicar à literatura infantil. Entre suas histórias estão clássicos como O Patinho Feio, A Pequena Sereia, A Polegarzinha, O Soldadinho de Chumbo, A Roupa Nova do Rei e A Pequena Vendedora de Fósforos.
                    O Dia Internacional do Livro Infantil foi instituído em 1967, por iniciativa do International Board on Books for Young People (Ibby). Em tradução livre, o Conselho Internacional sobre Livros para Crianças e Adolescentes é representado no Brasil pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A data de 18 de abril é festejada em mais de 60 países.
                   O Dia Nacional da Literatura Infantil é uma homenagem a Monteiro Lobato, escritor brasileiro especialista neste gênero, que nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Entre os livros do autor estão Reinações de Narizinho e Caçadas de Pedrinho, que integram sua grande obra infantil: O Sítio do Pica-pau Amarelo. Lobato morreu em São Paulo, em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade.
                 O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor foi instituído em 1996 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês). Desde então, foi adotado por mais de cem países. A data reflete a importância dos livros para a sociedade moderna e marca a morte de diversos escritores famosos, como o espanhol Miguel de Cervantes (1547/1616) e o inglês William Shakespeare (1564/1616).
Em comemoração as estas datas tão importantes a EMEF José Honório Rodrigues promoverá mais uma vez uma  atividade já tradicional na unidade, “ Em cada conto se canta um conto”, nos dias 13 e 14 de Abril ,nestas datas os alunos do Honório poderão desenvolver atividades de leitura em qualquer espaço da escola.

                                                                Fonte: www.institutocea.org.br/noticias/Detalhe-noticia.aspx?id=2485

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário