sábado, 31 de agosto de 2013

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo



Na última quarta-feira, dia 28/08, nossos alunos do Ciclo I e Ciclo II do período da tarde, participaram do Festival de Curtas Metragens Kinoforum no CEU Curuçá, este ano o Festival estendeu sua programação a Zona Leste de São Paulo, em Parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Uma programação especial foi selecionada, enfocando temáticas de valorização das relações humanas. A proposta pretende estimular a interlocução entre educação e cultura, a partir da linguagem do audiovisual, promovendo a discussão e a reflexão. Nosso alunos e professores adoraram, a interação foi total e ao final da exibição, os alunos do ciclo I ainda tiveram a oportunidade de participar da oficina “Um filme na tela, um bloquinho na mão”, com bloquinhos de papel e um lápis nas mãos e sob a orientação de Rodrigo Pedreira, Aline e Ingrid Gonçalves, desenharam diversas figuras e puderam conhecer, através da movimentação, qual é a base dos desenhos animados. Todos se divertiram muito e se encantaram um pouco mais com a magia do cinema.
 
 
 








 
 
 
 

domingo, 25 de agosto de 2013

SEMANA DE CULTURA BRASILEIRA 2013


Entre os dias 19 e 22/08, aconteceu mais uma Semana de Cultura Brasileira na EMEF José Honório Rodrigues, em homenagem a nosso rico folclore, a cada ano estamos inovando e melhorando mais e mais... Neste Evento, depois de uma longa busca por espetáculos de qualidade e que se enquadrasse ao que desejávamos para nossa semana, conseguimos contratar a reconhecidíssima Cia do Mar, sob o comando do ator e diretor Claudio Oliveira, que possui um extenso e rico currículo de apresentações em grandes Teatros em todo Estado de São Paulo, o ator que é morador da região de São Miguel Paulista e apresentou o espetáculo Histórias Ilustradas (Cada História tem seu livro), que é composto por histórias do folclore indígena, segundo o autor, são narrações da região norte do Brasil que abordam o advento da água no universo, de acordo com a mitologia indígena: A história da “criação da lagoa Tafununú”, lagoa essa que alimenta e promove o bem estar de toda a tribo Kuikuro, no alto Xingu; a história da “serpente arco-íris”, que deu cor às aves da floresta amazônica; “A lenda da vitória-régia”; “O sono do rio” (Lenda do rio São Francisco) e “O marido da mãe d’água” são as histórias que compõem o espetáculo.

Nesses relatos a água está presente como personagem fundamental de cada história: Servindo como cenário, dando a localização geográfica ou proporcionando saúde e bem estar.

A sonorização do espetáculo é realizada ao vivo pelo músico Filipe, que se utiliza de instrumentos de percussão para elaborar uma trilha que busca reproduzir sons de água e sons da floresta”, no roteiro da apresentação tivemos ainda:

 

- Canção: Ciranda encantada

-“Dez sacizinhos”- (Contação com o livro)

Texto: Tatiana Belinky

Ilustrações: Robert Weigand

Dez sacizinhos desaparecem e voltam a aparecer misteriosamente nas situações mais cotidianas da vida, tudo com a ajuda da Cuca.

 

 

Canção: Ora meu cavalo é piancó

(Canção do folclore pernambucano)

 

-“O cavalinho branco”

Cecília Meireles

Poema que narra a vida e o descanso de um cavalinho branco

que trabalha o dia inteiro.



 


 
 
  
 

- “O menino azul” – (Contação com o livro)

Texto: Cecília Meireles

Ilustrações: Lucia Hiratsuka

O menino azul não sabe ler nem escrever, mas deseja ter um burrinho que possa acompanhá-lo pelos caminhos da vida.

 

 
- Cena com bonecos

(abertura para a história a seguir)


 


-Bruxa, bruxa, venha a minha festa (Contação com o livro)

Texto: Arden Druce

Ilustrações: Pat Ludlow

Uma menina vai fazer uma festa e quer muito que a bruxa compareça. A bruxa só vai se o gato também for, o gato só vai se o espantalho também for...

Dessa forma vários personagens inusitados vão sendo convidados para a festa que termina de forma surpreendente.



   
 
 
- “O caso do bolinho”- (Contação com livros)

Texto: Tatiana Belinky

Ilustrações: Avelino Guedes

Conto de fadas moderno que narra como um bolinho foge

de seus perseguidores.







 
 
 
Canção: Ciranda encantada

 

Esse espetáculo teve como público alvo os alunos do Ciclo I dos dois períodos, manhã e tarde. Mas o Ciclo II não ficou de fora e foram presenteados também com um belíssimo espetáculo de manipulação de bonecos, intitulado Cisne Selvagens que conta a história de um rei que fica viúvo com onze filhos homens e uma filha, a princesinha chamada Eliza. Esse rei se casa novamente e sua nova esposa não gosta dos enteados, por isso trata de afastar a princesa Eliza dos irmãos e não satisfeita com isso, trata também de através de um feitiço, transformar os onze irmãos de Eliza em pássaros. Caberá à princesa Elisa a tarefa de desfazer o feitiço da madrasta má, devolvendo a forma humana aos irmãos. Esse espetáculo contou com o apoio da também atriz Giuliana Pellegrini e do músico Filipe, a princípio acreditávamos que os adolescentes não fossem interagir tão bem com essa forma de apresentação, como ocorreu com as crianças, mas fomos surpreendidos com o silêncio total, a interação e calorosos aplausos ao final, até nós adultos viajamos nas histórias e passamos o dia com as músicas ressoando em nossos ouvidos. Gostaríamos muito de agradecer a Cia do Mar, pelos momentos de alegria e encantamento que nos proporcionou através da leitura e da música.


 
 
 
E nossa Semana não parou por aí... pelo terceiro ano consecutivo, nossos professores e funcionários demonstraram muita criatividade e realizaram ótimas Sessões de Leitura Simultânea, tanto no ciclo I quanto no ciclo II, com cartazes propaganda e muitos outros apetrechos, que atraíram nosso público alvo: os alunos, que encheram as salas com muita animação e interesse para ouvir e interagir com as histórias que foram contadas por seus professores das diversas áreas e ciclos de ensino. Ao final, ainda fomos presenteados com um lindo Jogral preparado pela professora Senilda e os alunos do 3º ano B Ciclo I, e uma bela apresentação na quadra dos nossos queridos alunos dos projetos de Dança e Fanfarra da professora Soma, que vestidos à caráter tocaram e dançaram a música mais popular do nosso país: Asa Branca, de Luiz Gonzaga e que ainda teve fôlego para vestir e por para desfilar os alunos do projeto, que estavam caracterizados de personagens do nosso folclore. Obrigada professora Soma e Senilda, pelo empenho e satisfação em participar ativamente da Semana de Cultura Brasileira. Obrigada a todos os professores e funcionários que colaboram sempre com muito empenho e força para que esse evento seja sempre um Sucesso! Se Deus quiser, ano que vem tem mais...
Equipe Técnica José Honório
 Contato Cia do Mar
Cláudio Aparecido de Oliveira
Nome artístico: Cláudio Oliveira
Rua Levi Eshkol, 141- São Paulo- SP
Fone: 2037 8790/ 7209 9780