segunda-feira, 25 de junho de 2012

Material de estudo para a roda de conversa com Arun Gandhi


Cartilha preparada pelo Senac São Paulo e pela Professora Lia Diskin com o objetivo de compartilhar saberes, experiências de convívio e, sobretudo, inspirar iniciativas que tenham como finalidade a promoção do desenvolvimento humano, social e, em consequência, a cultura de paz.


http://www.foma.am/jobs/senac/Cultura_de_paz/cartilha.pdf

domingo, 24 de junho de 2012

Gincana do Desenho para o convite da Festa Junina

Tradicionalmente, os desenhos que ilustram o convite das nossas festas são sempre escolhidos através de eleição, esse ano tivemos desenhos lindíssimos, super bem elaborados que seguiram o tema: "Baião do Honório", que também foi escolhido por eleição com participação dos pais e comunidade interna e externa. O tema da festa e os desenhos foram inspirados em homenagem aos 100 anos de nascimento do grande Luiz Gonzaga, o Rei do Baião!
Coordenação Pedagógica





Dia do Desafio


O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.
E nós não poderíamos ficar de fora, na nossa escola O Dia do Desafio foi super animado com gincanas e baladinha para o ciclo II. Todos adoraram se movimentar.
Coordenação Pedagógica










sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ideias de um Grande Mito - Mahatma Gandhi

MAHATMA GANDHI: A VIDA DO MITO



Revolução dentro de si mesmo


Gandhi acreditava que era impossível tentar transformar a sociedade antes de transformar a si mesmo. Seguindo o hinduísmo, teve uma vida marcada pela fé: cultivava uma alimentação natural, fazia peregrinações e praticava yoga e meditação transcendental. Levantava diariamente às 2 horas da manhã para orar, vivia na pobreza e usava as mesmas roupas (uma tanga e um xale de algodão) todos os dias – possuir apenas aquilo que fosse de extrema necessidade foi uma das suas maiores bandeiras.

Arun Gandhi, neto de Mahatma, conta que, quando tinha 13 anos, jogou fora um toco de lápis que seu avô havia lhe dado. Arun achava que o lápis era muito pequeno e por isso merecia um novo. Gandhi, porém, pediu ao neto que voltasse aonde tinha jogado e procurasse o toco. Em meio à escuridão, Arun vasculhou o local por horas antes de achá-lo. Então, o avô lhe ensinou uma grande lição: descartar um objeto é sinônimo de descartar os recursos finitos do planeta e isso é uma violência contra a própria natureza.

Frequentemente ele afirmava que “todo aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão”, pois, se cada um tomasse da natureza apenas o necessário, não haveria miséria nem desigualdade. Assim, para toda a humanidade, Gandhi ensinou que é preciso prestar atenção a cada pequeno gesto do dia-a-dia para sermos capazes de resolver as grandes questões de violência mundial.

Em 30 de janeiro de 1948, Mahatma foi assassinado a balas por um fundamentalista de sua própria religião, que o considerava um traidor do hiduísmo. Suas últimas palavras foram “oh, Deus!”, mas sua maior mensagem, segundo ele próprio, nunca esteve em palavras: “Minha mensagem é a minha vida.”



Fonte: http://www.triada.com.br/espiritualidade/fe_oriental/aq173-201-915-3-mahatma-gandhi-a-vida-do-mito.html

Biografia de Mahatma Gandhi

Biografia de Mahatma Gandhi


Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em Porbandar em 2 de outubro de 1869 e faleceu em Nova Déli em 30 de janeiro de 1948, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Gandhi foi um líder indiano que lutou toda sua vida pela independência da Índia e pela paz entre hindus e muçulmanos, e graças ao seu esforço foi criado o Estado muçulmano do Paquistão.

Mahatma Gandhi foi um grande líder da humanidade, além de seus feitos históricos pela Índia, também é muito conhecido por seus pensamentos e sua filosofia. Gandhi foi inspiração para grandes nomes da história mundial, como Winston Churchill, Einstein e Martin Luther King, e foi considerado por muitos um dos grandes homens do século XX.

Gandhi casou-se aos 13 anos, foi para Londres cursar Direito e voltou para seu país de origem para exercer sua profissão.

Sua primeira ação pela humanidade começou na África do Sul, uma colônia britânica, onde foi lutar pelos direitos dos hindus. Logo depois voltou para a Índia, a fim de expandir seus pensamentos e o movimento em si. Gandhi chegou a ser preso, quando em uma manifestação pública contra o aumento de impostos, um posto policial foi queimado, e ele acabou sendo preso durante 2 anos.


A Índia era uma colônia britânica, o que levou Gandhi a ir para a Inglaterra pedir a independência indiana. Foram 17 anos de pedidos e manifestações, até que em 1947 a Inglaterra considerou a Índia um país independente, porém neste mesmo período o ódio entre muçulmanos e hindus também aumentava, sendo logo depois declarado o Paquistão como um país independente.

Um ano após conquistar a independência, Gandhi foi morto por um hindu e suas cinzas foram jogadas no Rio Ganges na Índia, local sagrado para a religião.



quinta-feira, 21 de junho de 2012

RODA DE CONVERSA COM ARUN GANDHI



Nós vamos participar, conhecer as ideias e interagir com essa grande personalidade. Vamos fechar o primeiro semestre com chave de ouro!
Coordenação Pedagógica

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A Pipoca de Rubem Alves


A pipoca
Rubem Alves

A culinária me fascina. De vez em quando eu até me até atrevo a cozinhar. Mas o fato é que sou mais competente com as palavras do que com as panelas.

Por isso tenho mais escrito sobre comidas que cozinhado. Dedico-me a algo que poderia ter o nome de "culinária literária". Já escrevi sobre as mais variadas entidades do mundo da cozinha: cebolas, ora-pro-nobis, picadinho de carne com tomate feijão e arroz, bacalhoada, suflês, sopas, churrascos.

Cheguei mesmo a dedicar metade de um livro poético-filosófico a uma meditação sobre o filme A Festa de Babette que é uma celebração da comida como ritual de feitiçaria. Sabedor das minhas limitações e competências, nunca escrevi como chef. Escrevi como filósofo, poeta, psicanalista e teólogo — porque a culinária estimula todas essas funções do pensamento.

As comidas, para mim, são entidades oníricas.

Provocam a minha capacidade de sonhar. Nunca imaginei, entretanto, que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu.

A pipoca, milho mirrado, grãos redondos e duros, me pareceu uma simples molecagem, brincadeira deliciosa, sem dimensões metafísicas ou psicanalíticas. Entretanto, dias atrás, conversando com uma paciente, ela mencionou a pipoca. E algo inesperado na minha mente aconteceu. Minhas idéias começaram a estourar como pipoca. Percebi, então, a relação metafórica entre a pipoca e o ato de pensar. Um bom pensamento nasce como uma pipoca que estoura, de forma inesperada e imprevisível.

A pipoca se revelou a mim, então, como um extraordinário objeto poético. Poético porque, ao pensar nelas, as pipocas, meu pensamento se pôs a dar estouros e pulos como aqueles das pipocas dentro de uma panela. Lembrei-me do sentido religioso da pipoca. A pipoca tem sentido religioso? Pois tem.

Para os cristãos, religiosos são o pão e o vinho, que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, a mistura de vida e alegria (porque vida, só vida, sem alegria, não é vida...). Pão e vinho devem ser bebidos juntos. Vida e alegria devem existir juntas.

Lembrei-me, então, de lição que aprendi com a Mãe Stella, sábia poderosa do Candomblé baiano: que a pipoca é a comida sagrada do Candomblé...

A pipoca é um milho mirrado, subdesenvolvido.

Fosse eu agricultor ignorante, e se no meio dos meus milhos graúdos aparecessem aquelas espigas nanicas, eu ficaria bravo e trataria de me livrar delas. Pois o fato é que, sob o ponto de vista de tamanho, os milhos da pipoca não podem competir com os milhos normais. Não sei como isso aconteceu, mas o fato é que houve alguém que teve a idéia de debulhar as espigas e colocá-las numa panela sobre o fogo, esperando que assim os grãos amolecessem e pudessem ser comidos.

Havendo fracassado a experiência com água, tentou a gordura. O que aconteceu, ninguém jamais poderia ter imaginado.

Repentinamente os grãos começaram a estourar, saltavam da panela com uma enorme barulheira. Mas o extraordinário era o que acontecia com eles: os grãos duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas e macias que até as crianças podiam comer. O estouro das pipocas se transformou, então, de uma simples operação culinária, em uma festa, brincadeira, molecagem, para os risos de todos, especialmente as crianças. É muito divertido ver o estouro das pipocas!

E o que é que isso tem a ver com o Candomblé? É que a transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer, pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa — voltar a ser crianças! Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.

Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo, ansiedade, depressão — sofrimentos cujas causas ignoramos.Há sempre o recurso aos remédios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: PUF!! — e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia sonhado. É a lagarta rastejante e feia que surge do casulo como borboleta voante.

Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro.

"Morre e transforma-te!" — dizia Goethe.

Em Minas, todo mundo sabe o que é piruá. Falando sobre os piruás com os paulistas, descobri que eles ignoram o que seja. Alguns, inclusive, acharam que era gozação minha, que piruá é palavra inexistente. Cheguei a ser forçado a me valer do Aurélio para confirmar o meu conhecimento da língua. Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar.

Meu amigo William, extraordinário professor pesquisador da Unicamp, especializou-se em milhos, e desvendou cientificamente o assombro do estouro da pipoca. Com certeza ele tem uma explicação científica para os piruás. Mas, no mundo da poesia, as explicações científicas não valem.

Por exemplo: em Minas "piruá" é o nome que se dá às mulheres que não conseguiram casar. Minha prima, passada dos quarenta, lamentava: "Fiquei piruá!" Mas acho que o poder metafórico dos piruás é maior.

Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.

Ignoram o dito de Jesus: "Quem preservar a sua vida perdê-la-á".A sua presunção e o seu medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo a panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.

Quanto às pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que a vida é uma grande brincadeira...

"Nunca imaginei que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu".

VI Encontro Caipira do CDC Tide Setubal


Vem aí o 6º Encontro de Cultura Caipira do CDC Tide Setubal. Participe!



O VI Encontro de Cultura Caipira, tradicional arraial de São Miguel Paulista, na zona leste da capital paulista, acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho (sexta, sábado e domingo), a partir das 17 horas, no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal. Mais uma vez, a proposta é revelar ao público a diversidade da cultura popular, com apresentações de grupos de congada, jongo, fandango, moçambique e maracatu.
Aberto e gratuito, este evento promovido pela Fundação Tide Setubal reúne centenas de pessoas da região e de localidades vizinhas. “A cada edição procuramos lançar um olhar para cultura caipira e pensar na relação cidade-campo, ao incluir manifestações tradicionais do interior e releituras dessas expressões por grupos urbanos, contemplando assim diferentes dimensões da cultura brasileira”, destaca Inácio Pereira dos Santos Neto, coordenador do Núcleo ArteCulturAção e organizador do encontro.
Fazem parte da programação os grupos Fandango Batido São Gonçalo, Jabuticaqui, Congada de Santa Ifigênia, Fundaci e Raízes de Ilha Bela, Comunidade Jongo Embu das Artes, Cordão dos Bichos de Tatuí, Grupo Cambaiá - Cia. de Moçambique de São Benedito e Maracatu de Baque Virado Porto de Luanda.
Nas três noites, a abertura será com o Trio Rastapé Flor de Muçambê, com seu forró de pé de serra, e, em seguida, tem vez a tradicional quadrilha do CDC. Já no domingo um dos destaques é a apresentação, às 19h30, da Orquestra de Viola de Piracicaba, que executará clássicos do cancioneiro caipira.
Como em todos os anos, a festa conta com barracas de comidas típicas. O público pode se deliciar com quitutes como pamonha, cuscuz, tapiocas, baião de dois, tapioca e muitos outros pratos. Para as crianças, há jogos e brincadeiras como pescaria e argola. Tudo a preços populares.
Além de muita música e dança, o VI Encontro de Cultura Caipira promove uma viagem ao interior por meio da visita a uma genuína Casa Caipira, erguida em taipa no meio do pátio do CDC e mobiliada com cadeiras, mesa, cama e utensílios que remetem à vida passada no campo.
Confira a programação


:

terça-feira, 12 de junho de 2012

Programação da Festa Junina

Festa Junina do Honório

Aluno Júlio César 4ºA CII


 “Cem Anos de Baião”

16 de Junho de 2012 das 13h às 17h


Música ao Vivo

Forró: Os Três Nordestinos

Barracas de comidas típicas, bebidas, brincadeiras, apresentações, exposições dos nossos alunos e muito mais.

Venha com sua família participar desta festa!!!



 
 
Programação


  • Abertura: Banda do José Honório (Profª. Soma)
  • Lançamento Oficial do Programa de Rádio do José Honório (Profª. Vera Agra e professores da JEIF; alunos do Jovem Comunica, Coordenação Pedagógica e Equipe do NCC Tide Setubal).
  • Dança: Asa Branca (Profª. Eliana Andrade)
  • Dança: Olhar para o Céu (Profs. Clara, Luiza e Luci)
  • Encenação Musical – Gonzagão ABC do Sertão (Profª. Vanessa).
  • Dança Country Infantil (Profªs. Eliane e Adriana).
  • Dança de Casal – “Colo de menina” (grupo Falamansa) – Profs. Rosana e Carlos
  • Dança: A Vida do Viajante (Profª. Senilda).
  • Dança: Asa Branca (Profªs. Cleide e Rosangela).
             Aluno João Victor 4ºB CII

  • Dança: Música de Luiz Gonzaga (Profª. Cidinha).
  • Forró: Xote das Meninas (Dança) – Profª. Soma
  • Montagem de painel com bandeirinhas, trazendo fotos dos alunos em diversificados momentos de aprendizagem em 2012, (Painel fixo) – Prof. Éliton
  • Organização e Montagem da Barraca de Comidas Típicas – Profs. Leandro e Fábio e alunos dos 4º anos CII
Organização:


Locução, Equipamentos de Som, Apoio no programa de rádio (Profs. Amauri, Silvana, Sr. Soares, Alunos do Jovem Comunica e Equipe Técnica do NCC Fundação Tide Setubal).
Decoração Geral: Profª Marta Barbosa
                                                                               
Montagem dos convites: Profª Aline
                                                                                 
Organização das prendas: Profª Neide, funcionárias Rosângela, Odete e Jari
Fotografias: Funcionária Fátima (Amada)

Organização das Gincanas: Professores do Ciclo I e II, funcionárias Edna e Angélica

Barracas de doces e salgados: Pais e responsáveis do Conselho de Escola e APM

Apoio e organização do Evento: Equipe Técnica, Secretaria e funcionários da EMEF José Honório Rodrigues

Aluna Nathalia Domingos 4ºB CI   

Aluna Joyce Pinho 4ºA CI

 * Ilustrações Vencedoras da Gincana de Melhor Desenho para o convite da festa

segunda-feira, 4 de junho de 2012

05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


 Brasil sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente da ONU este ano



O Brasil sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED) em junho, que busca enfatizar como ações individuais podem ter um impacto exponencial do planeta e ajudar a reduzir a poluição, anunciou as Nações Unidas hoje.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), nos últimos anos o Brasil tem tomado medidas importantes para combater problemas como o desmatamento na Amazônia, o que levou a uma das maiores emissões de gases de efeito estufa no mundo, e também está na vanguarda da construção de uma economia que inclui reciclagem e energias renováveis ​​e da geração de empregos verdes, tornando-se um anfitrião adequado para o WED.
"Ao celebrar o WED no Brasil em 2012, estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo a fim de criar um novo caminho que reflete as realidades e também as oportunidades de um novo século", disse o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.
As celebrações do WED no Brasil farão parte de milhares de eventos que ocorrem ao redor do mundo. As atividades variam de maratonas, a comunidade de limpeza, dias sem carros, concursos de blogs verdes, exposições, petições verdes, e campanhas verdes de âmbito nacional, entre outros.
O tema deste ano – “Economia Verde: Ela te inclui?” – convida o mundo a analisar onde a economia verde está no dia a dia de cada um e avaliar como ela pode gerar resultados econômicos e ambientais para um futuro sustentável em um planeta de sete bilhões de pessoas.
O Brasil foi sede do WED em 1992, na véspera da primeira Cúpula da Terra, quando chefes de Estado, líderes mundiais, oficiais de governo e organizações internacionais se encontraram para reorientar, recalibrar e traçar um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável.
"A direção contemporânea de desenvolvimento sustentável nasceu no Brasil - em muitos aspectos sua saúde, maturidade e capacidade futura de responder aos desafios e oportunidades de um mundo marcadamente diferente serão construídas no Brasil dentro de quatro meses", disse Steiner , referindo-se a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU (Rio +20), que também será hospedado no país sul-americano apenas algumas semanas após o WED.
"A história do Brasil, com a complexidade de sua economia diversa e dinâmica, a sua riqueza de recursos naturais e seu papel atual e futuro nas relações internacionais, oferece uma perspectiva única por meio da qual um resultado amplo e transformador se tornará possível na Rio+20”, acrescentou.
Como parte das atividades preparatórias para o WED, o PNUMA anunciou que a fabricante de automóveis Kia Motors, com base na República da Coreia (ROK) doará veículos com eficiência de combustível para uma competição global para marcar o dia.
Fonte: www.rio20.info

domingo, 3 de junho de 2012

Projeto de incentivo a leitura






SOBRE O PROJETO
RETIRE SEU LIVRO

Veja os endereços para fazer a retirada do seu livro:


Com a distribuição de livros gratuitamente em locais de ampla circulação, este projeto procura incentivar o gosto pela leitura. Os livros, sempre obras curtas de grande valor literário, são preparados especialmente para o projeto. Atualmente estão em circulação três coletâneas de contos de grandes escritores brasileiros: Machado de Assis, Lima Barreto e Alcântara Machado. Novos títulos devem ser lançados periodicamente para enriquecer a coleção, sempre com uma edição inicial de 20 mil exemplares.

A distribuição acontece em bancas próprias do projeto localizadas em 4 terminais de ônibus na cidade. O leitor poderá levar uma publicação, sem necessidade de cadastro ou registro de retirada, com o compromisso de passá-la de mão em mão. Após a leitura, as obras podem também ser entregues nas bancas, a qualquer tempo, possibilitando o compartilhamento com outros leitores. Cada pessoa pode retirar um único exemplar.

A iniciativa se insere dentro das ações da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que buscam a efetivação das políticas de leitura e informação, permitindo que todos os cidadãos tenham acesso a atividades culturais. Acredita-se que, se a leitura for prazerosa, o leitor será estimulado a buscar livros em espaços a ele dedicados.
"De mão em mão" foi inspirado na iniciativa colombiana "Libro al viento", em que obras literárias são distribuídas à população de Bogotá. O projeto recebeu o aval da Unesco e contribuiu para que a cidade fosse declarada a Capital Mundial do Livro em 2007.